O nó de gravata! Quando o assunto é gravata, a dificuldade não está somente em saber como dar o nó, mas também (e principalmente) em saber escolher o nó correto para cada situação.
Afinal, o tipo de tecido, lapela, colarinho, terno e até mesmo de rosto são fatores determinantes para a escolha correta de um nó de gravata.

Pensando nisso, para facilitar sua combinação perfeita, criamos este guia abaixo. São os 6 nós utilizados com mais frequência, acompanhados dos colarinhos e ocasiões que melhor se adequam. Confira!

Windsor



Duque de Windsor também era famoso na sociedade inglesa por gostar de usar os nós de suas gravatas perfeitamente triangulares. O que levou o Windsor a ser o nó das grandes ocasiões.
Muito formal, combina com o colarinho italiano ou os mais abertos, pois se trata de um nó mais largo do que os outros.
Para valorizar o seu formato, o ideal no Windsor é que a gravata seja com estampas simétricas ou sem estampas.

Meio-Windsor

Assim como o Windsor, são os dois nós fundamentais que um homem deve conhecer. Todos os outros são “adicionais” para cada ocasião que possa surgir.
Por ser menos proporcional e volumoso, o meio-windsor é mais adequado para pessoas altas e magras.

Simples

Por ter menos voltas, é o ideal para tecidos mais grossos, pois, em um tecido como a lã, por exemplo, um nó mais elaborado ficaria exageradamente grosso. Considerado o nó mais fácil de ser feito, ele valoriza gravatas estreitas ou de crochê e combina melhor com camisas slim.
Seu estilo básico remete à ocasiões mais casuais e peças informais como camisas com colarinho americano, jaquetas e jeans.

Duplo

O formato é semelhante ao simples, porém, devido à volta adicional, o volume deste nó é um pouco maior. Por este motivo, também não é aconselhável que seja utilizado com tecidos mais grossos.
Mesmo não sendo o mais sofisticado, o nó duplo é adequado para ocasiões um pouco mais formais, que não seriam apropriadas para o simples.
Deste modo, o mais indicado é a escolha de camisas com colarinho francês ou americano.

Eldredge

Para os antenados do mundo da moda, modernidade é a descrição deste nó. O novo preferido para as ocasiões comemorativas!
Como pode ser utilizado com qualquer tipo de colarinho, a atenção fica para a estampa da gravata. É um nó mais elaborado, portanto, para que a valorização seja direcionada para a complexidade do nó, é recomendado que a gravata seja a mais simples possível.

Borboleta

Em comemorações que pedem o “Black tie” como dress code, a gravata borboleta preta é item obrigatório, pois é a mais elegante do universo masculino. Sua forma e medida são totalmente diferentes das outras, o que faz com que este nó seja possível somente com um estilo de gravata.
Sua utilização requer uma camisa completamente branca com colarinho específico ou, no máximo, o italiano por ser mais aberto.